Homens cheirosos, mulheres preferem cheiro de homens que dieta rica em carotenoides.
Nossa dieta influencia nossa saúde, mas também nosso olfato, até nosso potencial de sedução. Nosso odor corporal é causado por bactérias na pele que metabolizam compostos do suor. Mas a transpiração humana, do ponto de vista evolutivo, dá informações sobre saúde e pode ajudar a atrair um parceiro. Se uma dieta rica em frutas e vegetais contribui para uma boa saúde, podemos sentir o cheiro de que alguém está comendo muito e ser atraídos pelo cheiro?
Leia também: Correr Emagrece? Mulheres elaboram plano de corrida e eliminam 5 Kg.
O que diz o estudo sobre homens cheirosos
Em um estudo australiano publicado na Evolution & Human Behavior , os pesquisadores queriam descobrir se comer frutas e vegetais estava associado a um cheiro melhor. Os pesquisadores recrutaram homens saudáveis e estudaram sua pele usando um espectrofotômetro para avaliar sua ingestão de carotenóides. De fato, quando alguém come muitas frutas e vegetais coloridos, sua pele adquire uma tonalidade devido aos carotenóides, os pigmentos responsáveis pelas cores vermelha, amarela e laranja das frutas e vegetais. Os participantes também responderam a questionários alimentares.
Os homens praticavam desporto com uma t-shirt que era depois entregue às mulheres; eles tinham que cheirar o suor da roupa e dizer se gostavam desse cheiro, se parecia frutado, floral… Os resultados mostraram que quanto mais a pele era rica em carotenóides, mais atraente ela parecia. É certo que o estudo foi pequeno, mas os resultados pareciam conclusivos.
“Sabemos há algum tempo que o cheiro é um componente importante da atratividade, especialmente para as mulheres “, diz Ian Stephen, da Universidade Macquarie, em um artigo da NPR . “As mulheres descobriram que os homens que comiam mais vegetais cheiravam melhor.”
Um estudo de 2006 já havia descoberto que as mulheres preferiam o cheiro de homens vegetarianos; o consumo de carne teria um impacto negativo sobre o cheiro dos homens e sua atratividade…
Então o que achou do post? Deixe comentário. Concorda com o estudo?
Leia também: 5 maneiras de cuidar melhor de seus animais de estimação